Guaspari, vinícola premiada em SP

vinicola5

Ao colecionar 10 prêmios em cinco anos de venda de seus nove rótulos, fazenda em Espírito Santo do Pinhal já atrai 5 mil visitantes por ano.

Por Marília Almeida

Apaixonados por vinhos e moradores São Paulo e algumas regiões de Minas Gerais e Rio de Janeiro não precisam necessariamente viajar até a Serra Gaúcha para fazer um tour por vinhedos de boa qualidade. A Vinícola Guaspari, que começou a vender seus rótulos em 2014, é uma opção que vem atraindo cada vez mais visitantes a Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo. A cidade fica a 200 quilômetros da capital.

vinicola3

A atratividade vem de uma combinação de rótulos premiados, o patrimônio cultural existente na antiga fazenda de café e na cidade onde está localizada; além de inovação e carência de roteiros semelhantes na região, diz Fabrizia Zucherato, diretora executiva da vinícola. “A demanda é tão grande que o enoturismo já representa 50% do nosso faturamento e é necessário reservar os passeios com ao menos dois meses de antecedência”, contou a executiva, durante palestra no evento Invino.

No ano passado 5 mil pessoas visitaram e a ideia é dobrar o número nesse ano. Isso será possível com a criação de um wine bar entre julho e agosto, que funcionará durante o dia e não precisará de reserva, além do lançamento de um tour com degustação de vinhos premium da linha Vista harmonizados com queijos. “Também temos uma demanda de eventos corporativos que queremos reforçar. O pessoal gosta de vir aqui discutir orçamento no final do ano”.

vinicola9

História curta de sucesso

Em pouco mais de quatro anos a vinícola já coleciona 10 prêmios. Entre eles está uma medalha de ouro por dois anos consecutivos no Decanter World Wine Awards, recebida pelo Syrah Vista do Chá pelas safras 2012 e 2014. Já o Syrah Vista da Serra, além de receber medalha de prata no mesmo concurso, recebeu duas medalhas de prata com as safras 2012 e 2014 na competição internacional Syrah du Monde, na França, também recebida pelo Vale da Pedra tinto 2016. No Guia Descorchados desse ano, o Viognier Vista do Bosque 2016 foi eleito o “Melhor Branco do Brasil”. O mais recente prêmio é a medalha de ouro no Chardonnay du Monde para o Vista do Lago 2016.

 

Fonte : Exame-Abril

 

Fotos : Guaspari/Divulgação

Deixe uma resposta