Como Viajar Sem Falar Outro Idioma

Agradecimento:

Antes de iniciar esse post eu quero agradecer a vocês que escreveram me fazendo essa pergunta. Achei super legal porque me fez pensar, pesquisar e principalmente saber que meu objetivo de compartilhar com vocês minhas experiências está tendo resultado.

Escrevam mais, façam perguntas, vai ser muito legal!

Vamos lá!

Eu me viro bem com inglês e sempre achei que isso seria o suficiente para viajar para qualquer lugar. É e não é. Já aconteceu comigo em vários países, de não estarem afim de entender o meu inglês e claro que não é pessoal, é que esse negócio de língua universal não cola muito fora dos pontos super turísticos. Um exemplo foi agora em New Orleans, onde teoricamente eu falo a língua. Eles falam super rápido, cantado, cheio de gírias e com um “accent” totalmente diferente do inglês que a gente está acostumado a ouvir, por exemplo em filmes e seriados, que fazem parte do nosso dia a dia ou mesmo o que estudamos na escola ou nos cursinhos da vida. E eles não tem a menor vontade de se fazer entender.

Na verdade não falar inglês ou nenhuma outra língua além do português, não deve ser empecilho para sua viagem.

 A verdadeira linguagem universal é a dos sinais, apontando, fazendo gestos e mimicas, com certeza você vai se virar em qualquer lugar do mundo.

Ah mas só isso? Claro que não!

É sempre super importante ter anotado, na língua local o endereço de onde você está hospedado, caso você se perca essa anotação te levará de volta pra casa 🙂 Vale também para o seu roteiro do dia. Antes de sair planeje seu roteiro, anote tudo direitinho e precisando de ajuda será fácil mostrar onde quer chegar.

Bastante importante também é ter impresso todos os documentos da viagem, para evitar problemas na imigração, seguro viagem, passagem, voucher do hotel ou de onde vai se hospedar, enfim não depender da internet nesses momentos é importantíssimo.

Aprender a falar na língua do local, que você não sabe falar aquela língua. Chegou na imigração, começaram as perguntas, diga EU NÃO FALO JBJBKQJBVQ (na língua local) e entregue a papelada. Eles estão habituados.

I don’t speak English/ No hablo español/ Ich spreche kein deutsch/
Ja ne govorim hrvatski/ Non parlo italiano/ Je ne parle pas francais

E seguindo essa linha aprender e/ ou ter anotado algumas falas como:

Oi, Tudo bom?, Obrigada, Bom dia, Desculpa, Por favor, Boa noite, Onde é o banheiro?, também vão ajudar bastante

E se isso ainda não te deixa seguro para viajar só falando português, escolha para sua primeira viagem um destino onde se fala espanhol, que é um pouco mais fácil de entender e você pode mandar aquele belo portunhol ou quem sabe Portugal pode ser sua porta de entrada para a Europa e numa próxima viagem já vai estar mais seguro para se arriscar em outra língua.

E por último e não menos importante, tem os aplicativos tradutores, eu uso o GOOGLE TRADUTOR, tem muitos outros até mais sofisticados, mas nunca senti necessidade.

So that’s it, choisir une destination, fai le valigie, imprima los documentos Und eine gute Reise!!!

Deixe uma resposta