A Bucólica Algiers Point!

Planejando os dias que eu ficaria em New Orleans e em busca de lugares fora do roteiro basicão e óbvio, fui atrás do que tinha do outro lado do Mississippi River. Achei Algiers Point, dei um google e a primeira matéria dizia ser o Brooklyn de New Orleans, sem a agitação. Não me lembro a fonte e pouco importa, porque não tem absolutamente nada a ver, assim como NOLA nada tem a ver com NYC.

Algiers Point é um bairro pequeno, bucólico e o único localizado na margem oeste do Rio Mississippi, em frente ao French Quarter e de onde a gente tem a melhor vista da Catedral de St. Louis e dos (poucos) arranha-céus do Warehouse District.

A arquitetura é composta por típicas casas do estilo crioulo, os shotguns de todas as cores do arco-íris. Algumas casas antecedem a Guerra Civil Americana, mas a maioria foi construída no período imediatamente após um incêndio catastrófico de 1895.

Algiers Point sofreu alguns danos com o vento causado pelo Katrina, mas assim como toda a margem oeste do Mississippi, foi poupada de alagamentos. Seus carvalhos centenários ficaram intactos e são responsáveis pelas sombras que desenham as ruas e calçadas.

A viagem de balsa, que existe desde 1800, sai do French Quarter custa US$2, dura 5 minutos e sai a cada meia hora, tanto a ida quanto a volta.

img_2507_hd.original

Algiers Point se separou de Algiers e se tornou um bairro de NOLA nos anos 70, quando um movimento comunitário começou a ressaltar os aspectos históricos e estéticos das casas, um contraste com os outros bairros de Algiers, em especial as áreas residenciais mais novas, construídas após a II Guerra Mundial. Atualmente a comunidade lidera a campanha “NO NOLA BEACH”, contra a construção Algiers Point Beach Club, realmente nada a ver com a atual infra e cultura local.

Os limites do bairro variam conforme a fonte , mas uma descrição conservadora mapeia Argiers Point em aproximadamente 50 quarteirões, limitados pela Opelousas Ave, pela Pacific Ave e pelo Rio.

Algiers Point é muito pequena e muito fotogênica e eu bobiei em não alugar uma bike, sem perceber caminhei por mais de duas horas viajando nos detalhes.

Espero que todos que estão se mobilizando vençam, NO NOLA BEACH, please!!!

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: