All Hallow’s Eve !

… ou Véspera de Todos os Santos, ou Dia das Bruxas, ou HALLOWEEN,  é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A celebração do Halloween é uma tradição cultural nos países de língua anglo-saxônica, principalmente nos EUA, para onde foi levada pelos irlandeses. Sua popularidade tem crescido e ainda que em menor escala, tem sido comemorada em diversos países.

A decoração das casas em New Orleans é um capítulo à parte e esse post é somente para mostrar algumas fotos, pois seria impossível mostrar todas. Eles capricham muito, é muito bacana!

A Origem

Acredita-se que a tradição do Halloween vem dos antigos festivais celtas chamados Samhaim, que era a passagem de ano e a chegada do inverno.

Para os celtas o inverno era a estação de passagem entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos. Eles acreditavam que no inverno os mortos vinham visitar suas casas para para amaldiçoar seus animais e colheitas, todos os símbolos que hoje caracterizam o Halloween eram as formas utilizadas para afastar esses maus espíritos.

Embora de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como All Hallow’s Eve ou Véspera do Dia de Todos os Santos.

Os Símbolos

As cores laranja e preto: O festival do Samhaim era no outono, quando as folhas são laranja e os dias mais escuros.

Lanterna de abóbora: do inglês Jack o’lantern, tem origem em um conto celta, sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga com sua lanterna em busca de descanso.

Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que as máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos.

Esqueletos e fantasmas: para os celtas acreditavam que os mortos vinham em forma de esqueletos e fantasmas.

Morcegos: os festivais de Samhaim sempre tinham fogueiras, que atraiam os morcegos.

Gostosuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha mas foi popularizado nos EUA nos anos 50. É uma atividade para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê doce, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.

img_3114

Happy Halloween!!!

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: