Paranapiacaba, Let It Be ūüéľ

J√° perdi a conta de quantas vezes fui a Paranapiacaba, e quero voltar outras muitas, certamente!

De bate pronto não lembro outro bate-volta tão fotogênico quanto essa vila inglesa, que por sinal tem muita história. (no final tem um vídeo de 2014, bonitinho)

314277892_89336c7537_o

L√° desembarcaram os brit√Ęnicos, em 1867, para construir a primeira estrada de ferro de S√£o Paulo. Ali se instalaram, no meio do caminho que ligava Jundia√≠ ao Porto de Santos. At√© hoje est√£o l√° √≠cones como o castelo, estilo vitoriano, o rel√≥gio, r√©plica do Big Ben, a Esta√ß√£o Alto da Serra e o Clube Uni√£o Lyra Serrano, tudo isso emoldurado pela Mata Atl√Ęntica.

Sempre que vou lá ou revejo as minhas fotos, imagino que se fosse em outro lugar, com certeza seria muita mais bem economicamente aproveitada. A impressão que eu tenho é de que as coisas não duram muito por lá.

Alguns eventos como por exemplo o Festival de Inverno, que já está na 18ª edição, a Convenção das Bruxas e Magos, que está na 15ª edição e o Carnaval, que cada vez mais tem levado os paulistanos pra lá, dão um upgrade no vilarejo, mas fora dessas e talvez de outras datas que eu desconheço, deixa a desejar. E também nessas, porque não tem infra para segurar a galera para um pernoite.

Eu já dormi lá e foi bem legal ver a noite com aquela neblina toda. A pousada que fiquei fechou. Em outra ocasião a ideia de dormir foi abortada por falta de opção legal . Atualmente tem 4 pousadinhas, pelo menos aqui no Booking.

3395366451_6f827c732a_o

Paranapiacaba n√£o foi picada pelo bichinho da gourmetiza√ß√£o, apesar de ser uma vila de origem inglesa, jamais ser√° “hipster”, jamais ter√° uma fila para pegar uma senha para uma mesinha, como acontece em Campos do Jord√£o. A compara√ß√£o √© um exagero, e nem que isso seja legal, claro, mas acho uma pena e tenho certeza, que pelo menos 7 de cada 10 amigos, nunca pensaram em conhecer, se √© que j√° ouviram falar.

242869751_ecc0eb1f13_o

Todos os dias, no final da tarde, rola um “london fog”, a primeira vez que eu vi fiquei chocada. E sempre fico, pode ser o efeito da cacha√ßa de cambuci, frutinha t√≠pica da regi√£o, que √© o combust√≠vel do rol√™. Cheers!!!

3393800712_738875aa58_o

De Carro:¬†Anchieta, at√© o KM 29, sentido Riacho Grande. Entre na Estrada Velha do Mar (SP-148, sentido Ribeir√£o Pires) e acesse a Rodovia √ćndio Tibiri√ß√° (SP 31) at√© o KM 45,5, na al√ßa de acesso para a Rodovia Antonio Adib Chamas (SP 122) at√© Paranapiacaba.

Se for rolar cachaça vá de trem: Expresso Turístico

Fotos oficiais de duas de muitas Foto Trips e um Slideshow (cortado porque n√£o consegui subir na integra) de um domingo de carnaval, trilha by Marisa Monte

Deixe uma resposta