Capitólio, UAI!

Capitólio pra mim era só aquele lá de Washington. O prédio bonitão e suntuoso, onde fica o legislativo do governo americano.

Em 2016, uma amiga, que mora nos Estados Unidos, convidou minha mãe (e eu me convidei) para uma viagem de 3 dias a Capitólio. Oi?

Não me senti muito mal por não conhecer Capitólio, para todos que eu contava que eu ia ou que eu fui, tinha que explicar onde era.

Isso me fez refletir como devem existir tantos lugares bonitos, desconhecidos e a serem desbravados na Terra Brasilis.

Well, claro que fui designada para fazer o roteiro da viagem, de Bragança Paulista a Capitólio, a de Minas Gerais, UAI! Bem simples por sinal.

Saindo de São Paulo, pela Rodovia do Bandeirantes, são cerca de 550km. Como fomos de Bragança, já estávamos próximo a Minas e ganhamos por volta de uns 100km.

Em relação ao roteiro, de cara percebi que o ideal para quem vai a Capitólio é aproveitar e conhecer a Serra da Canastra. Mas em 3 dias isso é inviável, eu fui a estraga prazer, porque estávamos em 4, os 3 queriam dar uma esticadinha no roteiro e uma prolongada no período, mas eu não podia, chata.

Vamos focar em Capitólio, afinal esse era o destino inicial.

O hotel foi dica de uma amiga que havia ido recentemente, quando você começa a procurar parece que as coisas vão pipocando.

Ficamos na Pousada Mar de Minas, supersimples, acolhedora, num visual bem bacana, banhada pelo Marzão de Minas. Aí no link tem as informações necessárias. Ficamos num quarto de 4 pessoas, bem grandão, com um super ar condicionado, bem no alto, com uma vista linda. Entre a “sede” e os quartos a gente encontrava uns sapos (gigantes) e outros bichinhos menores. Tem uma piscina bacana e no Marzão eles disponibilizam prancha de stand up . Tem um píer onde as lanchas pegam a gente para o passeio nos canyons.

Capitólio está ficando conhecida pelo Lago de Furnas, ou o Marzão de Minas. Não tem muito para contar ou para fazer por lá, as imagens falam por si só. O visual é incrível.

A cidade é minúscula, o povo é bastante simples e os restaurantes idem, mas a comida bem boa.

Eu marquei alguns pontos que achei bem legais, vamos lá:

Empório Lagoa Azul – Km 311, rodovia MG-050 – É uma pousada, um restaurante e um armazém. A pousada é considerada a mais legal de Capitólio, não ficamos lá porque não tinha vaga nem para as próximas semanas, ou seja, se quiser ficar lá programe-se com bastante antecedência. Nós almoçamos um dia lá e foi bem bom.

Restaurante do Turvo – Km 306, rodovia MG-050 – É daqui que saem os passeios de barco para conhecer os canyons, nós fizemos com a lancha da pousada, mas aí é tipo um portinho. Mas o legal daí e imperdível é a traíra desossada, simplesmente arrebenta!!!

Kanto da Ilha – Estrada Capitólio KM 2,5 – Escarpas do Lago – Meio confuso de chegar de carro, mas dá para chegar, no passeio de barco nós fizemos uma parada lá, mas já estava no nosso roteiro, por ser uma cervejaria artesanal, bem bacana. Então no final da tarde voltamos para ver o pôr do sol, mas não teve, só cerveja mesmo. Atualmente também é uma pousada e parece bem bacana.

Resturante Tropeiro – R. Passos Maia – Centro – Jantamos uma comida mineira bem gostosa.

Restaurante Chico Pintado – 430, R. das Âncoras – Escarpas do Lago – Jantamos gostoso também.

Hud´s Lounge – R. dos Saveiros, 200 – Escarpas do Lago – Rola uma baladinha, ou seja, meio barulhento, mas aprovado nos finalmentes.

Poucas casas de Capitólio estão restauradas e coloridas, mas é a minoria mesmo, uma pena, o lugar merecia ser mais bem cuidado e preservado. É aquela mistura feia de quando modernizam o antigo sem nenhuma plástica.

Não saia de lá jamais sem comprar muito queijo, afinal você está próximo a Serra da Canastra, claro que não tem o glamour nem a variedade de sua vizinha, mas o queijo é muito bom, uma versão roots do oficial.

A cidade:

O Hotel:

A cervejaria artesanal Kanto da Ilha:

Empório Lagoa Azul:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Restaurante do Turvo e meu amigão: